Rádio Notícias RS: resumo desta sexta-feira
Por Rádio Estação Web
Publicado em 16/05/2025 13:44
Notícias

Toda a população com mais de seis meses de idade pode se vacinar contra a gripe na capital a partir de hoje. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde. A ampliação do público busca aumentar a proteção contra os vírus Influenza A e Influenza B, reduzindo as chances de complicações. A orientação é para que grupos prioritários, crianças menores de seis anos, pessoas com mais de 60 anos e gestantes se vacinem assim que possível. O Dia D de vacinação contra a gripe será em 24 de maio, sábado, em todas as unidades de saúde, das 9h às 18h, com passe livre nos ônibus.

E o Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz, traz um alerta sobre o vírus influenza A, causador da gripe, que se tornou a principal causa de mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave em idosos e uma das três principais entre as crianças. Foi registrado aumento nas hospitalizações pelo vírus em diversas partes do país. O Rio Grande do Sul está entre os 15 estados que apresentam incidência em nível de alerta, risco ou alto risco, com sinal de crescimento na tendência de longo prazo. Já em alguns Estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste, o número de casos em crianças pequenas, associado ao vírus sincicial respiratório vem apresentando sinais de desaceleração ou até de reversão.

 

Dezoito famílias de agricultores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra pediram para sair de assentamentos situados em Eldorado do Sul por medo de novas inundações. O município da região metropolitana foi o mais afetado pela cheia de maio do ano passado. Áreas do bairro Irga ficaram submersas por quase um mês. O governo gaúcho, proprietário do terreno, ainda não apresentou solução definitiva. O dique previsto para proteger Eldorado exclui assentamentos do MST com mais de 300 famílias.

A Justiça determinou que os três adolescentes, dois meninos de 14 e 15 anos e uma menina de 13 anos, acusados de envolvimento no caso da professora esfaqueada em uma escola municipal de Caxias do Sul, na Serra, cumprirão medida socioeducativa de internação, com duração máxima de três anos, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os dois meninos permanecerão no Centro de Atendimento Socioeducativo de Novo Hamburgo, em razão da falta de vagas na unidade de Caxias do Sul. A menina permanecerá no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino, em Porto Alegre, única unidade feminina no Estado. O caso teve o julgamento finalizado nesta quinta-feira pelo Juiz de Direito do Juizado da Infância e Juventude de Caxias do Sul, Sílvio Viezzer. Conforme o magistrado, a prática se refere a um ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio.

O jornal Rádio Notícias vai ao ar de segunda a sexta, às 12h30.

Comentários