Rádio Notícias RS: resumo desta sexta-feira
Por Rádio Estação Web
Publicado em 09/05/2025 13:19 • Atualizado 09/05/2025 18:17
Notícias

A CEEE Equatorial tenta anular na Justiça a cobrança de multas de quase 227 mil reais aplicadas pela prefeitura de Porto Alegre devido ao mau gerenciamento do cabeamento de telefonia e internet nos postes do município. O valor é referente a 40 autos de infração. A companhia pediu, em caráter liminar, que a cobrança fosse suspensa e que a prefeitura fosse impedida de realizar novas autuações até o julgamento do mérito, o que foi negado pelo Judiciário em primeiro e segundo graus. A Procuradoria-Geral do Município foi notificada da decisão da 21ª Câmara Cível. A CEEE Equatorial informa que exerceu o seu direito constitucional de recorrer à Justiça em relação aos autos de infração aplicados pela prefeitura, por entender que a lei que baseia os autos transfere indevidamente à Distribuidora atribuições referentes à manutenção da rede de telecomunicações, sendo evidente que essa responsabilidade é das empresas de internet e telefonia.

Previsto para ocorrer neste sábado, o Dia D de vacinação contra a gripe foi transferido para 24 de maio, assim como o passe livre nos ônibus da Capital. A decisão da Secretaria Municipal de Saúde levou em conta as tempestades e altos volumes de chuva previstos para esta sexta-feira. A campanha de vacinação, contudo, segue ativa de segunda a sexta, em todas as unidades de saúde da Capital. A retomada da vacinação contra a dengue, que estava prevista para o Dia D, começará segunda-feira. As vacina Qdenga serão disponibilizadas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todas as unidades de saúde. O esquema vacinal prevê duas doses do imunizante, com intervalo de três meses entre as doses.

Uma ação dos auditores fiscais por busca de reajuste salarial gerou atrasos em embarques e desembarques no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta quinta-feira. Segundo a Fraport Brasil, que administra o aeroporto, pousos e decolagens não foram impactados. Chamada de operação padrão, a ação fiscalizou as malas de todas as pessoas que utilizaram voos internacionais no aeroporto desde as 19h. Essa operação, que acontece simultaneamente em sete aeroportos do país, redundou em filas na Capital. As fileiras chegaram a dar voltas nas áreas de desembarque internacional e de fiscalização aduaneira do Salgado Filho. Alguns passageiros relataram atraso de quase duas horas.

Três homens, de 19, 22 e 31 anos, foram presos com 27 quilos de maconha e 37 mil reais em dinheiro na noite desta quinta-feira, em Caxias do Sul. A ação contra o tráfico de drogas e crimes letais foi realizada pelo 4° Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar. De acordo com a polícia, foram apreendidos também um veículo VW Gol, uma balança de precisão e uma máquina de cartão de crédito. Os suspeitos foram encaminhados à delegacia.

Comentários